Sistema Solar é tema de aula expositiva
AUTORA
Professora Lidiane Bobrovicz Holzapfel, quarto ano A
No dia 09 de abril os estudantes do quarto ano A da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, juntamente com a professora regente, Lidiane Bobrovicz Holzapfel, e as turmas B e C do mesmo ano realizaram uma atividade expositiva referente ao Sistema Solar no Parque da Vila. A aula teve como objetivo aprimorar os conhecimentos referentes aos principais componentes do Sistema Solar, com foco especial nas distâncias relativas entre os planetas em relação ao Sol e entre si. Buscou-se despertar o interesse dos alunos pela astronomia e proporcionar uma noção de escala espacial.
Durante a aula o destaque foi a distância entre os planetas, enfatizando que elas não são proporcionais e aumentam consideravelmente à medida que nos afastamos do Sol. Para essa representação foi utilizada uma analogia com uma linha reta confeccionada em papel representando o Sistema Solar em escala reduzida, para que os alunos visualizassem melhor o espaçamento entre os planetas.
No decorrer da aula foi discutida a dificuldade de representar essas distâncias em uma maquete ou desenho convencional, devido à diferença de escala entre os planetas mais próximos (como Mercúrio e Vênus) e os mais distantes (como Urano e Netuno).
Houve participação ativa dos alunos por meio de perguntas e respostas, e também na representação de cada componente onde alguns alunos representaram o Sol, a Lua e os 8 planetas que compõe o Sistema Solar. A aula proporcionou uma visão ampla de tudo aquilo que já havia sido trabalhado em sala de aula. Os alunos demonstraram curiosidade e interesse, compreendendo que o espaço entre os corpos celestes é imenso e que mesmo os planetas mais próximos estão separados por milhões de quilômetros.
Professora Lidiane Bobrovicz Holzapfel, quarto ano A
No dia 09 de abril os estudantes do quarto ano A da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, juntamente com a professora regente, Lidiane Bobrovicz Holzapfel, e as turmas B e C do mesmo ano realizaram uma atividade expositiva referente ao Sistema Solar no Parque da Vila. A aula teve como objetivo aprimorar os conhecimentos referentes aos principais componentes do Sistema Solar, com foco especial nas distâncias relativas entre os planetas em relação ao Sol e entre si. Buscou-se despertar o interesse dos alunos pela astronomia e proporcionar uma noção de escala espacial.
Durante a aula o destaque foi a distância entre os planetas, enfatizando que elas não são proporcionais e aumentam consideravelmente à medida que nos afastamos do Sol. Para essa representação foi utilizada uma analogia com uma linha reta confeccionada em papel representando o Sistema Solar em escala reduzida, para que os alunos visualizassem melhor o espaçamento entre os planetas.
No decorrer da aula foi discutida a dificuldade de representar essas distâncias em uma maquete ou desenho convencional, devido à diferença de escala entre os planetas mais próximos (como Mercúrio e Vênus) e os mais distantes (como Urano e Netuno).
Houve participação ativa dos alunos por meio de perguntas e respostas, e também na representação de cada componente onde alguns alunos representaram o Sol, a Lua e os 8 planetas que compõe o Sistema Solar. A aula proporcionou uma visão ampla de tudo aquilo que já havia sido trabalhado em sala de aula. Os alunos demonstraram curiosidade e interesse, compreendendo que o espaço entre os corpos celestes é imenso e que mesmo os planetas mais próximos estão separados por milhões de quilômetros.
Comentários
Postar um comentário