Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Mídia

Datas comemorativas

Imagem
  AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5° ano C O mês de outubro é marcado por importantes datas comemorativas, dentre elas o "Dia das Crianças" , que são a razão do nosso trabalho. Para marcar a data a direção da escola, juntamente com toda equipe planejaram uma semana inteira com lanches especiais, jogos e brincadeiras. Iniciamos as reflexões com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), refletindo sobre os Direitos e Deveres das crianças. Os lanches foram: sonhos, pastéis, cachorro-quente, pipoca, Cuque, sucos e refrigerantes. Confeccionamos brinquedos com materiais recicláveis, tivemos a sessão cinema, cama-elástica, tobogã inflável, muitos doces, festa a fantasia, danças, gincana e diversão em parceria com alunos do curso de Educação Física da Unicentro: Mariane e William, também tivemos apresentação da peça de teatro 'A bruxa da Montanha' com a autora e contadora de histórias Maríli Teixeira. Os alunos foram agraciados com uma linda sacolinha de gulosei...

Conteúdo: Expansão Urbana e a importância do respeito às regras do trânsito.( Geografia) Gêneros textuais. (Língua Portuguesa)

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano C A Semana Nacional do Trânsito 2022 teve início no domingo, dia 18 de setembro e se encerrou no dia 25. O principal objetivo é estimular ações educativas de conscientizar a sociedade para que tenhamos mais segurança no trânsito.

Datas comemorativas

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5° ano C Dia 21 de setembro comemoramos o Dia da árvore em nossa escola. Trabalhamos com vídeos sobre a importância das árvores para termos qualidade de vida. Em parceria com a Loja Afubra de Irati lançamos a dinâmica "adote uma árvore", ao trazer 1 kg de alimento a criança leva em troca uma muda de árvore. Tínhamos muda de cereja, araçá, pitanga que são árvores frutíferas e também muda do lindo Ipê Amarelo. Os alimentos arrecadados serão doados para famílias carentes. Para incentivar explicamos que ao realizar a troca o aluno colabora com o meio ambiente plantando mais árvores e logo poderá usufruir da sombra e dos frutos e ao mesmo tempo ajuda uma família carente com sua doação. Os alunos aderiram a ideia, colaborando e escolhendo com entusiasmo suas árvores. Também produzimos murais e lindas poesias.

Nomadismo e sedentarismo na formação das primeiras sociedades(história)

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano C Ao abordarmos o conteúdo de história, tivemos como unidade temática "povos e culturas", o qual objetiva conhecer, respeitar e valorizar as diferenças étnicas, regionais, ambientais que caracterizam o território paranaense. E para melhor explicar o conteúdo utilizamos textos informativos e vídeos sobre a Cultura Paranaense ( https://youtu.be/u7F7eJqAMIY ) . Para abrilhantar nossa aula tivemos a oportunidade de assistir uma apresentação de "Capoeira" ministrada pelo grupo Muzenza e entrevistar uma das meninas que faz parte do grupo que também é aluna de nossa escola; Maria Vitória é excelente aluna do 5° ano A, da professora Juce Clara Andrade.Devemos oportunizar aos alunos conhecer para valorizar as diferentes culturas, onde residem nossas riquezas sentimentais.

_Datas comemorativas(Artes) _Expansão urbana, políticas administrativas( Geografia)

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5° ano C Total 20 alunos 2022 é ano de Eleições Gerais no nosso país e para explanar o conteúdo de Geografia: ' expansão urbana' e as atividades realizadas ligadas a esse processo, aprofundamos sobre as políticas administrativas , tendo como materiais de apoio: textos explicativos sobre monarquia e democracia, e as Videoaulas do Projeto Vamos Ler (44) Funções dos Deputados,(45) Características dos Deputados Federais, (47) função dos Senadores(50) Papel do Governador e(52) Presidente: quais as principais incumbências desse líder, as quais enriqueceram os conteúdos trabalhados, oportunizando conhecimentos e esclarecendo dúvidas, pois entendemos que se faz necessário aprofundamentos e debates dentro do tema para podermos exercer desde cedo nosso direito de opinião e escolhas. Em consonância com o mes...

Sólidos geométricos

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5° ano C Total 20 alunos Conteúdo: Geometria Ao abordarmos o conteúdo, além dos textos informativos sobre o assunto, aos alunos foi oportunizado o manuseio de sólidos geométricos, abordando quantas faces, vértices e arestas cada sólido possui, se classifica-se em poliedro ou corpo redondo, espessura, cores, material de que foi confeccionado, etc ... Posteriormente os alunos montaram figuras geométricas com palitos e massinhas de modelar, com esse material ficou mais visível a questão de vértices (cada ponto de encontro, bolinha) e arestas( cada palito). Posteriormente os alunos ouviram a lenda do Tangram , fizeram dobraduras e retas, recortaram, montando seu próprio material. Ainda em sala manusearam o Tangram e montaram figuras com as peças, utilizando de muita criatividade e empolgação.

"Meu lugar no Mundo"

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano C Para abordarmos o conteúdo de Geografia "O Brasil no mundo", partimos da ideia de entendermos qual é o lugar que ocupamos nesse espaço. Após trabalharmos os conteúdos de Geografia: Unidades Político Administrativas da Federação Brasileira (Estados) e as Regiões do Brasil: (população, clima, vegetação, relevo e hidrografia), demos continuidade com o conteúdo "O Brasil no Mundo"...

Frações, porcentagem e número decimal

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano C "Aprender é sempre bom e aprender com sabor é ainda melhor" O 5º ano C da EM Rosalina Cordeiro de Araújo, sob orientação da professora Marli Teresinha Chasco trabalhou os conteúdos: Frações, Porcentagem e Números Decimais de forma gostosa e divertida. Lembrando que tomamos o cuidado de fazer a devida higiene de tudo que iríamos utilizar na aula...Para esse trabalho contamos com o apoio de uma fruta da época, a Ponkã... 

"Dia das Mães"

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5° ano C Em comemoração ao "Dia das Mães" os alunos do 5º ano C da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo confeccionaram um lindo cartão com poesia, recorte e colagem. Também trabalharam dobradura e a confecção de rosas com papel crepom. A direção e coordenação da escola propuseram que todos os funcionários enviassem uma receita simples para elaborarmos um "Caderno de Receitas" com o qual todas as mães de nossa escola foram presenteadas. Uma data tão importante não poderia passar em branco e as mães de nossa escola se sentiram felizes.

Células

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano C Como conteúdo de aula de Ciências trabalhamos o tema " Níveis de organização do corpo humano: célula, tecido, órgão e sistema", para isso assistimos vídeos explicativos e textos informativos, lembrando que o corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas que funcionam de modo a realizar as mais variadas funções, ressaltando que as células são as menores unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, as quais formam os tecidos, que por sua vez formam os órgãos, os quais formam os sistemas que, agrupados formam a maravilha que é o corpo humano. Para enriquecer e memorizar melhor o tema, confeccionamos algumas células com massinha de modelar. Os alunos adoraram aprender brincando.

Água

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5° ano C Em comemoração ao "Dia da Água" que ocorreu em 22 de março trabalhamos vídeos diversos que nos ensinam a cuidar desse bem precioso.Também trabalhamos dicas de como economizar e valorizar. Assistimos o vídeo do Projeto Vamos Ler em parceria com a UNIMED "Hidratação e xixi", o qual retrata a quantidade de água do corpo de um bebê, de uma pessoa adulta e de uma pessoa idosa, os alunos acharam muito interessante. 

Dia da Mulher

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano C Em comemoração ao "Dia da Mulher" que ocorreu em 08 de março trabalhamos vídeos diversos que retrataram a história do porque esse dia ficou dedicado a elas, dando especial relevância ao tema e salientando a importância que as mulheres exercem em nossas vidas e no mundo. 

Questões ambientais

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano A Em nossa escola sempre abordamos as questões ambientais para refletirmos e questionarmos sobre ações que promovam o bem estar da geração presente e também das futuras gerações. 

Dia da árvore

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano A No mês de setembro trabalhamos o "Dia da árvore" pensando e refletindo sobre questões ambientais e de preservação. Utilizamos vídeos explicativos e uma diversidade de textos para leitura, interpretação e reflexão. Confeccionamos um mural para homenagear nossas amigas árvores. 

Literatura Infantil e dramatização

AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano A No primeiro semestre, contando com o apoio e incentivo do Projeto Vamos Ler Digital, trabalhamos com Literatura Infantil e dramatização, recontando a história, mudando o final, explorando a criatividade dos alunos e incentivando o uso da tecnologia como aliada do conhecimento. 

Alimentação saudável (2)

Imagem
AUTORA Professora Nelci Brandalise, 5º ano Na segunda semana do mês de maio, trabalhamos com os alunos textos instrucionais, dentre eles, regras de jogo, manual de instruções , panfletos explicativos e o gênero textual receita.

Textos instrucionais

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano A Na segunda semana do mês de maio trabalhamos com textos Instrucionais: manual de instruções; regras de jogo; folhetos explicativos e, dentre eles o gênero receita.

Festa junina

Imagem
AUTORA Professora Marli Teresinha Chasco, 5º ano A Na terceira semana do mês de Junho, aproveitando para comemorar as festividades típicas, trabalhamos com o tema festa junina.