ANÁLISE DAS OBRAS E DA VIDA DE ZIRALDO

AUTOR
Professor Pablo Jonathan Prado, quarto ano C

No dia 10 de junho, terça-feira, os estudantes do 4º ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo realizaram uma atividade dedicada e referida à vida do autor brasileiro Ziraldo, utilizando a videoaula presente no site oficial do projeto “Vamos Ler”.

O trabalho realizado se referiu à disciplina de Língua Portuguesa e trabalhou com a linguagem artística, tanto na escrita quanto no desenho.

A ação foi iniciada com a exibição da reportagem presente no Portal “A Rede”, intitulada “Vamos Ler detalha trajetória de Ziraldo”. No primeiro momento, foi realizado com os estudantes uma discussão acerca das diferenças entre notícia, reportagem e videoaula, a fim de contextualizar a atividade. Em seguida, a discussão prosseguiu com perguntas como: “vocês conhecem o Ziraldo?”, “já leram alguma obra dele?”, “quais histórias e personagens vocês lembram?”. Essas questões norteadoras serviram para dar o pontapé inicial na referida ação.

Após discussão inicial, foi colocada a videoaula para os estudantes assistirem. Após isso, as questões norteadoras foram retomadas, pois muitos estudantes diziam não se lembrar de ter visto o autor.

Curiosamente, as perguntas iniciais tiveram respostas diferentes antes da exibição da videoaula e depois. No início, muitos deles não conseguiram lembrar de nenhuma obra, enquanto outros diziam lembrar do “Menino Maluquinho”. No entanto, após a apresentação, eles falaram que já viram outras obras, como “Pererê”.

Finalizada a parte expositiva, foi realizada a proposta de uma produção textual inspirada nas obras de Ziraldo, tal como a proposta presente na videoaula apresentada. Diante disso, surgiram diversos textos interessantes, inclusive um inspirado no professor da disciplina, como “Professor maluquinho”.

Destaca-se para além da aula que, no dia do projeto semanal, no qual eles visitam a Usina do Conhecimento na Vila São João, eles estavam lendo os livros e vários dos estudantes disseram: “professor, olha esse livro do Ziraldo”. Além disso, demonstraram motivação para ler e conhecer ainda mais o autor, principalmente ao vê-lo para fora da sala de aula, dando sentido ao que foi apresentado.

Diante disso, pode-se afirmar que a atividade realizada foi bastante satisfatória, uma vez que deu para integrar o conteúdo presente no CREP da rede básica de ensino, com uma atividade do projeto. Ademais, foi importante para trabalhar a criatividade nas produções textuais, aspectos gramaticais, bem como aspectos de criticidade, aproximando-se do que Paulo Freire chama de Educação Libertadora, uma vez que incentivou os estudantes também a questionar. Toda vez que um estudante escreve, ele aprende mais acerca da vida e da sociedade, como leitor, não apenas de livros, mas da vida.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Mulher

Dia da árvore

Compartilhando fontes históricas