Visita ao Parque da Vila São João e a importância de preservar os recursos hídricos
AUTOR
Professor Pablo Jonathan Prado, quarto ano C
No dia 26 de março, quarta-feira, os estudantes do 4º ano C, junto com os 4ºs A e B da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo realizaram uma visita ao Parque da Vila São João a fim de abordar a temática das “Recursos Hídricos”, como parte de ações referentes ao Dia da Água, o qual ocorreu no dia 22 de março.
No caso dos estudantes do 4º ano C, a visita fez parte das disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, além de trabalhar aspectos pertinentes à Geografia.
Antes da visita, no dia 20 de março, os estudantes assistiram ao filme “Rango”, o qual abordava a temática da falta de água com o objetivo de prestar atenção em todos os acontecimentos. Finalizado esse primeiro momento, foram realizadas perguntas acerca do filme e sua temática, bem como a relação com o Dia da Água.
No dia 26 de março, os estudantes foram até o Parque da Vila São João. Lá, os docentes pediram para os estudantes observarem os recursos hídricos presentes no local, como rios, lagos, nascentes e córregos. Além disso, foi explicado sobre a importância de manter os recursos hídricos limpos e toda a questão dos impactos no consumo da água e na vida das espécies aquáticas.
Ao longo da atividade, ocorreu algo inesperado, pois os estudantes, após ouvirem as explicações, sentiram-se na obrigação de manter os recursos hídricos limpos. Diante disso, começaram a juntar os lixos presentes nos recursos hídricos e levarem até os locais destinados à coleta de lixo. Além disso, destaca-se o fato de demonstrarem alegria em demonstrar cuidados com o meio ambiente.
Após a visita, na volta à escola, os estudantes tiveram que escrever uma pequena redação falando acerca da importância de preservar os recursos hídricos. Nesse trabalho, eles tinham que relacionar o que assistiram no filme, com o que foi explicado durante a aula no parque.
Pode-se considerar que essa foi uma atividade bastante satisfatória e que extrapolou os muros da escola, transformando-se em uma ação coletiva, a qual pôde unir o aprender à noção de pertencimento à natureza. Nessa perspectiva, acabou unindo a interdisciplinaridade com a prática, realizando a verdadeira práxis, união entre a teoria e a prática, perante os conteúdos trabalhados, de modo a desenvolver uma consciência ainda maior de si mesmo e do mundo.
Professor Pablo Jonathan Prado, quarto ano C
No dia 26 de março, quarta-feira, os estudantes do 4º ano C, junto com os 4ºs A e B da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo realizaram uma visita ao Parque da Vila São João a fim de abordar a temática das “Recursos Hídricos”, como parte de ações referentes ao Dia da Água, o qual ocorreu no dia 22 de março.
No caso dos estudantes do 4º ano C, a visita fez parte das disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, além de trabalhar aspectos pertinentes à Geografia.
Antes da visita, no dia 20 de março, os estudantes assistiram ao filme “Rango”, o qual abordava a temática da falta de água com o objetivo de prestar atenção em todos os acontecimentos. Finalizado esse primeiro momento, foram realizadas perguntas acerca do filme e sua temática, bem como a relação com o Dia da Água.
No dia 26 de março, os estudantes foram até o Parque da Vila São João. Lá, os docentes pediram para os estudantes observarem os recursos hídricos presentes no local, como rios, lagos, nascentes e córregos. Além disso, foi explicado sobre a importância de manter os recursos hídricos limpos e toda a questão dos impactos no consumo da água e na vida das espécies aquáticas.
Ao longo da atividade, ocorreu algo inesperado, pois os estudantes, após ouvirem as explicações, sentiram-se na obrigação de manter os recursos hídricos limpos. Diante disso, começaram a juntar os lixos presentes nos recursos hídricos e levarem até os locais destinados à coleta de lixo. Além disso, destaca-se o fato de demonstrarem alegria em demonstrar cuidados com o meio ambiente.
Após a visita, na volta à escola, os estudantes tiveram que escrever uma pequena redação falando acerca da importância de preservar os recursos hídricos. Nesse trabalho, eles tinham que relacionar o que assistiram no filme, com o que foi explicado durante a aula no parque.
Pode-se considerar que essa foi uma atividade bastante satisfatória e que extrapolou os muros da escola, transformando-se em uma ação coletiva, a qual pôde unir o aprender à noção de pertencimento à natureza. Nessa perspectiva, acabou unindo a interdisciplinaridade com a prática, realizando a verdadeira práxis, união entre a teoria e a prática, perante os conteúdos trabalhados, de modo a desenvolver uma consciência ainda maior de si mesmo e do mundo.
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