ANÁLISE DAS OBRAS E DA VIDA DE CECÍLIA MEIRELES

AUTOR
Professor Pablo Jonathan Prado, quarto ano C

Nos dias 26 e 27 de junho, os estudantes do 4º ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo realizaram uma atividade dedicada e referida à vida da escritora, jornalista e pintora brasileira Cecília Meireles, utilizando a videoaula presente no site oficial do projeto “Vamos Ler”.

O trabalho foi realizado na disciplina de Língua Portuguesa e, assim, como na atividade anterior, na qual os estudantes viram o autor Ziraldo, abordou também aspectos artísticos.

A ação teve início na quinta-feira com a exibição da videoaula presente na página do portal “aRede” intitulada “Videoaula apresenta vida e obra de Cecília Meireles”. No primeiro momento, foi realizada uma discussão acerca de quem era autora, perpassando questões como quem ela era, se conheciam alguma obra ou se já ouviram falar. Em seguida, foi exibida a videoaula.

Quando perguntados acerca da autora, apenas uma estudante levantou a mão para ver se conhecia. Ela relatou que a sua tia contou sobre a autora para ela. No entanto, os demais demonstraram desconhecimento. Após a exibição, nenhum deles lembrou da autora. Contudo, demonstraram gostar bastante e notar muita profundidade em suas obras.

Finalizada essa parte inicial, foram unidas duas sugestões de atividades presentes na videoaula. Na primeira, foi realizado um debate em sala acerca da função da arte em nossa vida e uma frase da autora norteou a discussão: “Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre”. A partir dela, foram abordadas temáticas como o luto, a saudade, a alegria e os sentimentos humanos, tal como trazidos como diz uma famosa frase atribuída a Leonardo da Vinci “A arte diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível”.

Nessa discussão, um estudante relatou, com lágrimas nos olhos a saudade de sua irmã e outros falaram de amigos, primos e pessoas que deixaram marcas. Todos os relatos foram de aspectos positivos.

Depois, foi proposta uma pesquisa acerca de um poema da autora, o qual deveria e foi recitado na sexta-feira, 27.

Os estudantes demonstraram animação e gostaram dos poemas. Além disso, disseram que escolheram os poemas pelo conteúdo, rimas e a beleza narrada. Ademais, recitaram com emoção e ânimo para conhecer uma autora nova.

Diante disso, pode-se afirmar que foi uma atividade de sucesso, na qual eles puderam exprimir, a partir da análise da autora, seus sentimentos e conhecer nuances das intersecções entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Arte.



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Mulher

Dia da árvore

Compartilhando fontes históricas