CONSCIENTIZANDO, POR MEIO DA ARTE, AÇÕES DE HIGIENE A FIM DE EVITAR A TRANSMISSÃO DE DOENÇAS
AUTOR
Professor Pablo Jonathan Prado, quarto ano C
A atividade aqui descrita teve a sua realização nos dias 14 e 19 de agosto e tiveram como base a videoaula do Vamos Ler intitulada “Higiene é tema da 7ª videoaula do Vamos Ler e Unimed PG”. Além disso, fez parte do trabalho conteúdo “Formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos, diferenciando os agentes causadores: vírus, fungos, bactérias e protozoários”, referente à disciplina de Ciências. Ademais, foram trabalhados, também, aspectos da Língua Portuguesa.
Pode-se colocar como a pré-atividade a exibição do conteúdo no dia 12 de agosto durante a aula de Ciências, a qual debateu o impacto da ação de microrganismos na transmissão de doenças. Diante disso, foi decidido, a fim de reforçar o saber curricular, dar continuidade, uma vez que é um aspecto que faz parte da vida em sociedade.
Nessa perspectiva, portanto, foi exibida, na aula de Língua Portuguesa, o vídeo explicativo, no dia 14 de agosto, dando início à proposta didática. Sob essa ótica, os estudantes assistiram e, em seguida, foi realizado um debate, no qual foram abordados aspectos da importância da higiene, bem como um paralelo com a pandemia da Covid-19, presente nos anos de 2020, 2021 e 2022.
Finalizada a discussão, os estudantes foram convidados a se reunirem em grupos de cinco crianças para a confecção de cartazes para a conscientização dos cuidados com a higiene. A atividade dos cartazes foi retomada e finalizada no dia 19 de agosto. Diante disso, ao terminarem a execução dos trabalhos, eles foram expostos na parte exterior da sala, a fim de valorizar as produções artísticas, ao mesmo tempo em que as pessoas que passassem pela sala de aula pudessem se atentar e se conscientizar acerca da importância desses cuidados básicos na saúde.
A referida atividade, ao unir aspectos da Língua Portuguesa, Artes e Ciências, promoveu a interdisciplinaridade, bem como a ampla conscientização da saúde. Desse modo, embora pareça uma atividade simples, foi capaz de mover o pensamento dos estudantes de forma a integrar dimensões de diferentes saberes disciplinares e, sendo assim, ocorreu de forma bastante satisfatória. No entanto, não exclui a necessidade de aprimoramentos para futuras execuções a posteriori.
Professor Pablo Jonathan Prado, quarto ano C
A atividade aqui descrita teve a sua realização nos dias 14 e 19 de agosto e tiveram como base a videoaula do Vamos Ler intitulada “Higiene é tema da 7ª videoaula do Vamos Ler e Unimed PG”. Além disso, fez parte do trabalho conteúdo “Formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos, diferenciando os agentes causadores: vírus, fungos, bactérias e protozoários”, referente à disciplina de Ciências. Ademais, foram trabalhados, também, aspectos da Língua Portuguesa.
Pode-se colocar como a pré-atividade a exibição do conteúdo no dia 12 de agosto durante a aula de Ciências, a qual debateu o impacto da ação de microrganismos na transmissão de doenças. Diante disso, foi decidido, a fim de reforçar o saber curricular, dar continuidade, uma vez que é um aspecto que faz parte da vida em sociedade.
Nessa perspectiva, portanto, foi exibida, na aula de Língua Portuguesa, o vídeo explicativo, no dia 14 de agosto, dando início à proposta didática. Sob essa ótica, os estudantes assistiram e, em seguida, foi realizado um debate, no qual foram abordados aspectos da importância da higiene, bem como um paralelo com a pandemia da Covid-19, presente nos anos de 2020, 2021 e 2022.
Finalizada a discussão, os estudantes foram convidados a se reunirem em grupos de cinco crianças para a confecção de cartazes para a conscientização dos cuidados com a higiene. A atividade dos cartazes foi retomada e finalizada no dia 19 de agosto. Diante disso, ao terminarem a execução dos trabalhos, eles foram expostos na parte exterior da sala, a fim de valorizar as produções artísticas, ao mesmo tempo em que as pessoas que passassem pela sala de aula pudessem se atentar e se conscientizar acerca da importância desses cuidados básicos na saúde.
A referida atividade, ao unir aspectos da Língua Portuguesa, Artes e Ciências, promoveu a interdisciplinaridade, bem como a ampla conscientização da saúde. Desse modo, embora pareça uma atividade simples, foi capaz de mover o pensamento dos estudantes de forma a integrar dimensões de diferentes saberes disciplinares e, sendo assim, ocorreu de forma bastante satisfatória. No entanto, não exclui a necessidade de aprimoramentos para futuras execuções a posteriori.
Comentários
Postar um comentário