Cooperativismo
AUTORA
Professora Nelci Leciuk de Nascimento, quarto ano B
No dia 05 de setembro os alunos do 4º B da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, juntamente com a professora Nelci Leciuk de Nascimento, realizaram uma roda de conversa referente ao Cooperativismo, num primeiro momento busquei saber o que os alunos sabiam do assunto, falaram que não. Em seguida assistiram a vídeo aula do Projeto Vamos ler, O Cooperativismo, onde tiveram a oportunidade de conhecer o que é, e o que faz um cooperativismo. Com a vídeo aula os alunos compreenderam que Cooperativismo é um modelo socioeconômico no qual pessoas se unem muitas vezes de forma livre e voluntária por interesses comuns, buscando objetivos compartilhados. Em uma cooperativa, os membros atuam como donos do negócio e participam das decisões de forma democrática.
Na sequência os alunos foram convidados a formar grupos para conversar e desenvolver uma entrevista que fariam como tarefa, poderiam entrevistar algum familiar ou alguém conhecido. Para terem mais informações e conhecimentos sobre cooperativismo. Também sugeri como atividade, que tirassem foto de algo que representa o cooperativismo na nossa cidade.
No outro dia os alunos com o mesmo grupo receberam uma cartolina para desenvolver uma atividade de cooperativismo simples, na qual eles poderiam se envolver como participantes da cooperativa. Poderiam inventar uma cooperativa, na qual todos do grupo fariam parte.
Antes de iniciarem os trabalhos, eu sugeri que os grupos determinassem o que cada um teria que fazer no trabalho, pois como o cooperativismo é um conjunto de pessoas, e todos trabalham em prol de um ideal, isso seria justo com todos os participantes. Os alunos iniciaram os desenhos, frases, recortes, pinturas, cada um com sua criatividade, desenvolveram e deram o seu melhor. Num segundo momento, os alunos realizaram uma apresentação do trabalho para a turma e os cartazes foram deixados do lado de fora da sala para que outras turmas pudessem apreciar os trabalhos.
Houve participação ativa dos estudantes durante todas as etapas da atividade, porém, percebi que em todos os grupos houve falha de cooperação, teve alguns alunos que não cumpriram com as obrigações e combinados dos grupos, ocasionando sobrecarga nos demais integrantes. Em conversa com a turma, chegamos à conclusão, o cooperativismo é muito importante, todos do grupo devem cumprir com as obrigações, que no final todos alcançam os objetivos. Como professora percebi que os alunos de fato compreenderam o que é cooperativismo e a importância dele, por mais simples que seja o objetivo, com a cooperação de todos se torna mais fácil.
Professora Nelci Leciuk de Nascimento, quarto ano B
No dia 05 de setembro os alunos do 4º B da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, juntamente com a professora Nelci Leciuk de Nascimento, realizaram uma roda de conversa referente ao Cooperativismo, num primeiro momento busquei saber o que os alunos sabiam do assunto, falaram que não. Em seguida assistiram a vídeo aula do Projeto Vamos ler, O Cooperativismo, onde tiveram a oportunidade de conhecer o que é, e o que faz um cooperativismo. Com a vídeo aula os alunos compreenderam que Cooperativismo é um modelo socioeconômico no qual pessoas se unem muitas vezes de forma livre e voluntária por interesses comuns, buscando objetivos compartilhados. Em uma cooperativa, os membros atuam como donos do negócio e participam das decisões de forma democrática.
Na sequência os alunos foram convidados a formar grupos para conversar e desenvolver uma entrevista que fariam como tarefa, poderiam entrevistar algum familiar ou alguém conhecido. Para terem mais informações e conhecimentos sobre cooperativismo. Também sugeri como atividade, que tirassem foto de algo que representa o cooperativismo na nossa cidade.
No outro dia os alunos com o mesmo grupo receberam uma cartolina para desenvolver uma atividade de cooperativismo simples, na qual eles poderiam se envolver como participantes da cooperativa. Poderiam inventar uma cooperativa, na qual todos do grupo fariam parte.
Antes de iniciarem os trabalhos, eu sugeri que os grupos determinassem o que cada um teria que fazer no trabalho, pois como o cooperativismo é um conjunto de pessoas, e todos trabalham em prol de um ideal, isso seria justo com todos os participantes. Os alunos iniciaram os desenhos, frases, recortes, pinturas, cada um com sua criatividade, desenvolveram e deram o seu melhor. Num segundo momento, os alunos realizaram uma apresentação do trabalho para a turma e os cartazes foram deixados do lado de fora da sala para que outras turmas pudessem apreciar os trabalhos.
Houve participação ativa dos estudantes durante todas as etapas da atividade, porém, percebi que em todos os grupos houve falha de cooperação, teve alguns alunos que não cumpriram com as obrigações e combinados dos grupos, ocasionando sobrecarga nos demais integrantes. Em conversa com a turma, chegamos à conclusão, o cooperativismo é muito importante, todos do grupo devem cumprir com as obrigações, que no final todos alcançam os objetivos. Como professora percebi que os alunos de fato compreenderam o que é cooperativismo e a importância dele, por mais simples que seja o objetivo, com a cooperação de todos se torna mais fácil.
Comentários
Postar um comentário