PROMOVENDO OS SABERES CULTURAIS ACERCA DO FOLCLORE BRASILEIRO POR MEIO DA PRODUÇÃO DE ZINES

AUTOR
Professora Pablo Jonathan Prado, quarto ano C

Esta atividade, aqui descrita, foi parte das ações referentes ao Mês do Folclore Brasileiro e tiveram a sua realização nos dias 21, 26 e 27 de agosto. Elas tiveram como fio condutor a videoaula do Vamos Ler intitulada “Vamos Ler apresenta a riqueza do folclore brasileiro” e uniu saberes dos campos da Língua Portuguesa, História e Artes.

A ação teve o seu início no dia 21 de agosto, véspera do Dia do Folclore, com a escrita de um texto, por parte do docente, acerca do “Folclore Brasileiro”. Nele, foram abordados aspectos como a origem da expressão “folclore”, instituída por William John Thoms, fruto da união das palavras folk (povo) e lore (saber), sendo entendida com a unção dos saberes populares. Feito isso, foi realizada a explicação acerca do significado e o que eles conheciam. Em seguida, foi exibida a videoaula do Vamos Ler para debate a posteriori. Na discussão foram abordadas as lendas que conheciam, bem como as demais tradições que fazem parte do folclore nacional.

Após a exibição da proposta inicial presente nas sugestões didáticas, a ideia foi unir a produção textual e os desenhos. Desse modo, surgiu a ideia da produção de zines. Essas, por sua vez, vêm da abreviação da palavra do inglês magazine (revistas). Nesse sentido, foi contextualizado o contexto de produção das zines, no qual consistiam como revistas de pessoas de baixa renda que queriam divulgar seus trabalhos artísticos e afins.

Os estudantes se entusiasmaram com a ideia e, assim, foi ensinado todo o processo de produção das zines, com a dobradura, recorte e desenhos. Diante disso, foi realizada, como proposta didática, a produção de uma revisitinha acerca de um personagem do folclore. Eles poderiam exercitar a criatividade para produzir do jeito que quisessem. A atividade continuou nos dias 26 e 27 de agosto, data de término da atividade.

Sob essa ótica, pode-se afirmar que foi uma atividade bastante satisfatória, a qual promoveu a interdisciplinaridade entre diferentes campos de estudo. Ao mesmo tempo, consistiu em uma atividade lúdica, na qual os estudantes pudem exercitar e aprender diferentes habilidades e contextos históricos. Além disso, há a intenção de reprodução das revistas dos estudantes em um momento oportuno, a qual não foi possível. No entanto, foi uma ação que promoveu o conhecimento e aprondamento curricular de forma crítica e integrada.


















































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