COLETA SELETIVA É TEMA DE AULA EM IRATI-PR

AUTOR
Professor Pablo Jonathan Prado, quarto ano C

A atividade aqui descrita ocorreu na semana do dia 11 de setembro com os estudantes do 4º ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo e teve como base a videoaula especial "Vamos Ler e Unimed PG apresentam videoaula sobre a importância da coleta seletiva". Além disso, permitiu trabalhar saberes dos campos da Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e Arte.

A ação começou no dia 11, com a utilização do material Educa Juntos na aula de Língua Portuguesa, cujo tema apontava para a reciclagem e a sua importância. Diante disso, para aproveitar a proposta, foi escolhida a videoaula, de modo a enriquecer a discussão com os estudantes e promover um maior aprofundamento acerca dessa temática. Portanto, foi exibida a videoaula.

Após os estudantes assistirem, foi realizada uma discussão acerca da importância da coleta seletiva. Nesse sentido, foram abordadas questões como quem fazia a coleta seletiva, como faziam, se o lixo era separado em casa e afins. Dessa forma, vários estudantes demonstraram já realizar a coleta seletiva em suas casas.

Finalizada a discussão e exibição da videoaula, os estudantes foram convidados a realizar uma tarefa, a qual consistiu em formular uma pequena entrevista com seus familiares acerca da coleta seletiva. Diante disso, puderam utilizar os recursos disponíveis em casa, a fim de se utilizarem das tecnologias para o contexto de sala de aula.

Ao longo dos dias, eles fizeram as suas entrevistas com os familiares e trouxeram resultados interessantes, os quais ficaram consonantes com os relatos em sala e, desse modo, a ação terminou no dia 18 de setembro com os relatos trazidos por eles ao longo desse período, os quais acrescentaram bastante às discussões.

Sob essa ótica, a atividade revelou-se potente e significativa, pois envolveu o uso de recursos tecnológicos de forma consciente e aproximou a escola do contexto familiar, promovendo uma aprendizagem que ultrapassa os muros escolares. Ao unir teoria e prática, concretizou uma práxis educativa efetiva, alinhada à perspectiva de uma educação libertadora e transformadora, conforme defendem Michael Young, Michael Apple e Paulo Freire.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Campo e a Cidade

ANÁLISE DAS OBRAS E DA VIDA DE ZIRALDO

Dicionário engraçado (divertido)