DICIONÁRIO DIVERTIDO
AUTORA
Professora Lidiane Bobrovicz Holzapfel, quarto ano A
No dia 19 de março, os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, sobre a orientação da professora regente, Lidiane Bobrovicz Holzapfel, realizaram a produção de um dicionário engraçado durante as aulas de Língua Portuguesa.
Nas primeiras aulas do trimestre, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, manusear e compreender o uso do dicionário. Os estudantes foram instigados a buscar o significado de palavras já conhecidas e também conhecer novos termos da Língua Portuguesa. Essas aulas iniciais foram fundamentais para despertar a curiosidade e a imaginação dos estudantes. Foram momentos de troca de informações entre eles o que proporcionou que os mesmos compreendessem corretamente os termos usados nos dicionários, as abreviações e como encontrar o significado de palavras específicas.
Posteriormente a esses momentos iniciais, cada estudante recebeu uma letra do alfabeto e então cada aluno deveria escolher uma palavra iniciada com a letra recebida. Na sequência, e já em casa, poderiam contar com o auxílio da internet para aprofundar suas pesquisas, buscando o significado real da mesma ou produzir um significado engraçado e posteriormente ilustrar sua produção.
No dia 19 de março os alunos apresentaram oralmente suas atividades, relatando a palavra escolhida, o significado engraçado produzido e a ilustração elaborada. Os estudantes ficaram muito animados com a criatividade que puderam usar no desenvolvimento da tarefa. O momento das apresentações foi muito importante para a avaliar a compreensão do conteúdo obtida por eles. Os estudantes foram muito criativos em tudo o que apresentaram, e foi possível observar a importância de promover momentos de pesquisa aos estudantes, pois assim os mesmos tem um objetivo a ser alcançado, fazendo desse momento uma etapa divertida e cheia de aprendizado.
Para concluir a atividade, as produções entregues foram organizadas em ordem alfabética, como nos dicionários, o que resultou em um pequeno dicionário que ficará disponível para manuseio dos alunos durante as aulas de leitura em sala.
Professora Lidiane Bobrovicz Holzapfel, quarto ano A
No dia 19 de março, os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, sobre a orientação da professora regente, Lidiane Bobrovicz Holzapfel, realizaram a produção de um dicionário engraçado durante as aulas de Língua Portuguesa.
Nas primeiras aulas do trimestre, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, manusear e compreender o uso do dicionário. Os estudantes foram instigados a buscar o significado de palavras já conhecidas e também conhecer novos termos da Língua Portuguesa. Essas aulas iniciais foram fundamentais para despertar a curiosidade e a imaginação dos estudantes. Foram momentos de troca de informações entre eles o que proporcionou que os mesmos compreendessem corretamente os termos usados nos dicionários, as abreviações e como encontrar o significado de palavras específicas.
Posteriormente a esses momentos iniciais, cada estudante recebeu uma letra do alfabeto e então cada aluno deveria escolher uma palavra iniciada com a letra recebida. Na sequência, e já em casa, poderiam contar com o auxílio da internet para aprofundar suas pesquisas, buscando o significado real da mesma ou produzir um significado engraçado e posteriormente ilustrar sua produção.
No dia 19 de março os alunos apresentaram oralmente suas atividades, relatando a palavra escolhida, o significado engraçado produzido e a ilustração elaborada. Os estudantes ficaram muito animados com a criatividade que puderam usar no desenvolvimento da tarefa. O momento das apresentações foi muito importante para a avaliar a compreensão do conteúdo obtida por eles. Os estudantes foram muito criativos em tudo o que apresentaram, e foi possível observar a importância de promover momentos de pesquisa aos estudantes, pois assim os mesmos tem um objetivo a ser alcançado, fazendo desse momento uma etapa divertida e cheia de aprendizado.
Para concluir a atividade, as produções entregues foram organizadas em ordem alfabética, como nos dicionários, o que resultou em um pequeno dicionário que ficará disponível para manuseio dos alunos durante as aulas de leitura em sala.
Comentários
Postar um comentário