A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA PARA TRABALHAR O MÊS DOS POVOS INDÍGENAS
AUTOR
Professor Pablo Jonathan Prado, quarto ano C
Nos dia 23 e 24 de abril, os estudantes do 4º ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo realizaram um trabalho referente ao “Mês dos Povos Indígenas” tendo como base a utilização da música “Índios” da banda Legião Urbana.
O trabalho realizado se referiu às disciplinas de História e Língua Portuguesa, além de carregar também aspectos da musicalização no ensino.
A ação aconteceu em dois momentos. No primeiro, no dia 23, os estudantes tiveram acesso à música, a qual foi distribuída e colada no caderno da disciplina de História e, posteriormente, executada pelo docente com a utilização do violão. Após esse contato inicial, foi realizado um debate acerca da história dos Povos Indígenas brasileiros, de modo a relacionar com aspectos da música, tanto histórico quanto gramaticais, como, por exemplo, a utilização do termo “índios” entre aspas e a designado correta, “indígena”.
No segundo momento, no dia 24, os estudantes foram convidados a produzir um cartaz referente ao Mês dos Povos Indígenas. Nele, eles poderiam inserir aspectos da cultura indígena, relacionar com a música e também pensar em frases que relembrassem a história dos povos originários do país.
Após a realização do trabalho, os estudantes puderam expô-los na parede da sala, de modo com que todos pudessem ver o que foi realizado. Desse modo, puderam também apreciar os frutos dos seus esforços.
Diante disso, pode-se afirmar que foi uma atividade satisfatória, a qual fugiu um pouco das práticas cotidianas, desde o simples fato de levar um instrumento, algo incomum no dia a dia da sala de aula. Além disso, puderam unir os saberes artísticos, expressar os sentimentos e compreender um pouco mais, de maneira crítica, a história que circunda os povos indígenas brasileiros. Nesse sentido, compreenderam noção de respeito, como o simples fato de denominar de maneira correta. Além disso, trabalhou aspectos gramaticais e históricos e, desse modo, realizar uma interdisciplinaridade.
Professor Pablo Jonathan Prado, quarto ano C
Nos dia 23 e 24 de abril, os estudantes do 4º ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo realizaram um trabalho referente ao “Mês dos Povos Indígenas” tendo como base a utilização da música “Índios” da banda Legião Urbana.
O trabalho realizado se referiu às disciplinas de História e Língua Portuguesa, além de carregar também aspectos da musicalização no ensino.
A ação aconteceu em dois momentos. No primeiro, no dia 23, os estudantes tiveram acesso à música, a qual foi distribuída e colada no caderno da disciplina de História e, posteriormente, executada pelo docente com a utilização do violão. Após esse contato inicial, foi realizado um debate acerca da história dos Povos Indígenas brasileiros, de modo a relacionar com aspectos da música, tanto histórico quanto gramaticais, como, por exemplo, a utilização do termo “índios” entre aspas e a designado correta, “indígena”.
No segundo momento, no dia 24, os estudantes foram convidados a produzir um cartaz referente ao Mês dos Povos Indígenas. Nele, eles poderiam inserir aspectos da cultura indígena, relacionar com a música e também pensar em frases que relembrassem a história dos povos originários do país.
Após a realização do trabalho, os estudantes puderam expô-los na parede da sala, de modo com que todos pudessem ver o que foi realizado. Desse modo, puderam também apreciar os frutos dos seus esforços.
Diante disso, pode-se afirmar que foi uma atividade satisfatória, a qual fugiu um pouco das práticas cotidianas, desde o simples fato de levar um instrumento, algo incomum no dia a dia da sala de aula. Além disso, puderam unir os saberes artísticos, expressar os sentimentos e compreender um pouco mais, de maneira crítica, a história que circunda os povos indígenas brasileiros. Nesse sentido, compreenderam noção de respeito, como o simples fato de denominar de maneira correta. Além disso, trabalhou aspectos gramaticais e históricos e, desse modo, realizar uma interdisciplinaridade.
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